ss o 5 eh basicamente incompleto. sempre achei a historia mt pouco interessante tbm principalmente comparada com as dos 3 primeiros
o rising provavelmente eh o jogo mais absurdo da franquia, apesar de todos eles serem absurdos e meio ridiculos, mas isso faz parte do charme dos jogos. nao é um problema pq os jogos nunca tentaram ser realistas e nunca se levaram tão a sério -- exceto o V, em que tentaram inserir um tom muito sério e sombrio num jogo onde vc extrai soldados sovieticos com baloezinhos. se o V foi sua porta de entrada, talvez vc possa ter ficado com essa impressão em mente, mas jogando os outros vc percebe que não é bem assim
no caso do rising, a justificativa pra tudo eh nanomachines/cyborgs, mas a platinumgames tbm só queriam fazer um hack n slash intencionalmente exagerado e acho q acertaram nisso pq tem tudo a ver
em tese vc poderia começar pelo 3 pq é uma prequel. é completamente possível entender a história do 3 sem jogar os outros. mas vc perderia alguns pedaços de contexto sobre os personagens (alguns importantes existem nos outros jogos), n entenderia piadas, nem referências mais sérias. eu recomendaria jogar do 1 ao 3 por isso mas fica a seu critério se vc n tiver tempo ou sei la oq