talvez a equipe de marketing so seja muito ruim mesmo (se é que tem uma equipe de marketing)
-----
e tem coisas que ninguém pediu e ninguém gostou que tão ha anos no jogo (esses premios diarios e essa UI que parece que veio de um jogo mobile de 2016)
nunca teve porra nenhuma, de uns tempos pra cá tem umas pessoas q atualizam as redes sociais do jogo (acredito q sir, icky e talvez matarika mas posso ta errado) mas isso só começou dps que o jogo morreu mesmo. de resto, qqr coisa parecida com isso foi trabalho voluntário
-----
além do fato de que as maiores publicidades feitas para esse jogo aconteceram por acaso, n foi nada realizado pela propria nabi
videos do markiplier, nerdcubed, cazum8 e até do jerma trouxeram muita gente pro jogo (tinha um youtuber frances tbm). especificamente no brasil, o baixaki apresentou toribash pra uma caralhada de gente, inclusive eu e meu primo. imagino q coisas parecidas devem ter acontecido em outros portais estrangeiros
mesmo assim, nunca teve um esforço ativo dos desenvolvedores do jogo -- e não da staff não remunerada -- pra capitalizar em cima de qualquer uma dessas coisas e aproveitar o afluxo de jogadores novos
Tenho um pensamento meio tresloucado a respeito de jogos e sua evolução durante o tempo.
É sabido e esperado que o futuro dos jogos seja uma globalização dos mesmos dentro da realidade virtual. Já existem projetos e até jogos básicos em lentes oculares. Ou seja, basta colocar lentes e sua visão pode te levar a qualquer lugar, daora, não?
Agora imaginem o Toribash em um mundo de RV(realidade v.), faz sentido pra vocês? Funcionaria? Seria uma bosta. Eu não me imagino como sendo um boneco que realiza movimentos a cada frame. Isso não é dinâmico e nem funcional, e perde toda a diversão de uma gameplay continua.
Mas é muito fácil se imaginar estando dentro de um jogo de FPS. É muito legal se ver segurando uma arma e indo atrás dos oponentes, numa play continua e muito divertida. Percebo que há anos os mesmos gêneros de jogos mantém seu menu; FPS: Call of dut e C.S., MOBA: Dota & LOL. E por aí vai. Esses, futuramente, se adentrarão como jogos de RV. Se não esses, alguns semelhantes.
Essa deve ser a tendência
Só geri por um tempo, hoje até tenho acesso mas não faço postagens
-----
A questão é que o hampa não quer investir mais dinheiro no toribash, ele ainda ganha bastante com o jogo mas não o suficiente pra fazer um investimento grande de publicidade. A um tempo atrás conversei com ele sobre impulsionar algumas publicações no Instagram, transformar em um perfil oficial pra ter mais alcance e investir uma grana mínima com divulgação em outras plataformas, mas ele não tem interesse algum nisso, talvez esteja pensando em algo com o Toribash Next, mas provavelmente nada grande.
Hoje o Matarika que gerencia as redes sociais, mas sinceramente, aquelas publicações de meia tigela são completamente inúteis pra realmente engajar algum público, postagens sem sentido algum que não representam a jogabilidade diferenciada que é exatamente o que atraía o público da nossa época... O pior de tudo é que ele ganha uma nota pra fazer esse serviço porco mas não conseguem investir 100 dólares pra um post patrocinado decente
claro que é melhor estar presente nelas do que não ter nada, mas você saberia dizer se realmente existe um público alvo que vê uma postagem nessas redes e decide baixar o jogo?
sinceramente nem faz mais sentido fazer isso agora, o jogo acabou já, tinha q ter sido feito ativamente entre 2010 e 2016. toribash next parece uma expansão do toribash q tbm deveria ter sido lançada há uns 10 anos, com 4 players e tudo mais
parece q o toribash é meio popular no tiktok, tem uns posts com centenas de milhares/milhões de views até onde lembro. até por isso, estão fazendo o port pra mobile