Originally Posted by
Haku
Faz muito tempo que tu ta preso no plat?
nem tanto, eu nao lembro quando exatemente q eu subi. mas a subida de gold 1 pra plat 1 até que foi rápida. no plat 1 eu não to tendo mt progresso pq ganho umas e já perco outras em seguida e volto pra estaca zero, to meio q me segurando ali por um fio
Originally Posted by
Haku
O que tu tem mais dificuldade? É nos fundamentos, match ups, execução?
acho que um pouco de tudo, mas talvez o meu pior problema seja uma péssima leitura de risco/recompensa. quando assisto meu irmão jogar, eu sei exatamente o que fazer em toda situação pq aí é fácil. quando eu boto a mão no teclado, aí começo a fazer merda
qnd eu comecei a jogar esse jogo dps do 3rd strike, percebi q meu jogo neutro era quase inexistente e que tudo que eu fazia era aleatório. na minha md10 eu caí em gold 2 ganhando quase todas, mas a base do meu jogo era cr.mk -> light tatsu -> light dp no meio do neutral. se pegasse, legal; se não pegasse, fudeu
fui tentando reduzir a aleatoriedade e focar mais em punir decisões ruins, como moves que são negativos pós block. povo que tá em gold baixo, médio, não olha frame data, fazem coisas malucas toda hora. isso daí, combinado com um okizeme mais ou menos, me tirou do gold, só que eu criei outros vícios e muletas
a minha principal muleta hoje é usar o hp do ken como poke e apertar o botão de drive parry. se o soco whiffar, nada acontece. se encaixar, dá o drive rush como extensão e consome umas 2,5 ou 3 barras. se encaixar e der hit, consigo um combo decente. se encaixar enquanto o oponente estiver bloqueando, eu perco essas barras mas ganho a chance de dar um soco e grab, o que é super previsível -- já teve luta em que meu adversário percebeu que eu fazia isso e dava o tech toda vez, mas eu continuava fazendo quase q por instinto. obviamente, é um grande desperdício do drive gauge e não compensa arriscar o burnout pra ganhar a porra de um grab
eu acho que nos ranks mais baixos, de iron até talvez plat médio, os jogadores ganham e sobem fazendo um ou dois truques que os oponentes deles ainda não conseguem processar para counterar. eu ficava muito puto com drive impact aleatório, spam de cabeçada do honda, spam de fireball, entre outras "coisas de jogador ruim", já que essas são muletas que muita gente usa. mas eu não percebia que eu também dependia de truque ou outro até que cheguei num nível um pouquinho mais alto, onde as pessoas sabem se adaptar a esses vícios
e esse é um dos meus problemas tbm, eu sofro pra me adaptar. se alguém começa a counterar o meu vício, eu meio que me perco. e se alguém faz coisas pouco ortodoxas, como pular pra caralho do nada, ou jogar de qualquer forma bizarra, eu demoro pra me adaptar e counterar o estilo de jogo, e acabo tomando no cu
quanto a matchups, acho q boa parte delas ainda são meio complicadas pra mim. tem uns personagens que não são mt jogados e quando caio contra eles fica complicado
zangief é foda, as vzs ganho, muitas vzs perco. é um teste de paciência e às vezes eu arrisco o que não devo
eu SEMPRE perco pra jamie, já fiz até planilha da frame data dele, continuo perdendo
guile às vezes ganho, às vezes perco. é difícil furar a defesa, teste de paciência tbm
dhalsim, ou eu consigo pressionar, ou ele me confunde completamente com setplay. pouca gente joga, então toda vez q caio contra ele é uma surpresa
honda é uma desgraça mas esses dias fiz uma partida em que eu consegui dar shoryuken em quase toda cabeçada, foi legal
jp é um filho da puta, mais um teste de paciência, só que ele tem tanta opção pra zoning que faz o guile parecer uma cammy
lily eu sofro mas qse nunca jogo com ela, dá pra contar nos dedos
execução acho que é o menor problema. sim, droppo combo por nervosismo às vezes, mas isso é falta de prática. tudo é questão de prática, mas ultimamente eu não tenho mt tempo pra dedicar prum jogo de luta, infelizmente. trabalho, chego tarde, teclado faz barulho e eu tbm quero jogar outras coisas, já que montei este pc bem recentemente
Originally Posted by
Haku
Also tu joga no teclado também né? Como que tu executa o motion do DP no teclado?
sim
wasd = movimento
numpad 7 8 9 = lp, mp, hp
numpad 4 5 6 = lk, mk, hk
ctrl esquerdo = macro de drive parry
pgdn = macro de dois kicks pra corrida do ken
eu sempre faço frente, baixo, frente bem rápido. virado pra direita, seria D->S->D->punch. nunca faço D->SD
falar bem a vdd eu me complico mt mais com o input de hadouken, pq às vezes dou um passo pra frente pouco antes de fazer e o jogo entende como parte do input e vira um dp. por isso, no sf6 eu sempre faço um half circle ao invés de um quarter circle, só pra ficar seguro. ASD + punch
Originally Posted by
Haku
Algo que tbm achei interessante no 6 é que os devs ja falaram que eles não pretendem nerfar muito os personagens, o plano é bufar geral pra equilibrar. Acho que pode ser um ótimo approach, principalmente porque tu tem a opção de escolher qualquer personagem que acha legal sem sentir que ta sendo robbed pra caralho igual era no 5
eu n tenho essa experiencia com um jogo de luta que recebe patch e coisa do gênero. acho legal que os jogos de luta antigos simplesmente tem coisas quebradas e elas viram parte do jogo. é difícil isso acontecer num jogo atual
capcom vs snk 2 tem aquele roll que pode ser cancelado em qualquer move, o que muda em 300% o meta do jogo
3rd strike tem a porra do super do ken com um startup tão baixo que pune moves que eram pra ser safe on block. os devs também já disseram que não esperavam que o parry se tornaria tão essencial e que isso seria mudado pra tornar o jogo mais acessível, só que o parry é o que eleva tanto o skill ceiling
casos de melee e tekken, duvido que os devs esperavam que wavedashing e korean backdashing se tornariam mecânicas essenciais de jogo
mas aí no sfv por exemplo, uma vez encontraram um
exploit pro oro que era super quebrado e removeram em um patch. ok, até pode ser dito que foi um bom patch, mas é engraçado pensar que antigamente isso só se tornaria uma parte do jogo e que as pessoas teriam que se virar. não que isso seja melhor ou pior, mas é uma cultura diferente -- ao invés dos jogadores pensar "esse jogo é uma merda e a gente precisa de um patch", pensariam "esse jogo é uma merda e, se eu não me adaptar, fudeu"
mt texto
Last edited by Arctic; Dec 29, 2023 at 08:34 PM.